Titãs


Os Titãs 



Cronos
Cronos é a divinidade suprema da segunda geração divina, correspondente ao deus romano Saturno. Filho de Urano e Gaia, é o mais joven dos Titãs. A pedido de sua ão, se tornou o senhor do céu, castrando o pai com um golpe de foice.
Cronos casou-se com sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos (os Crónidas) três mulheres: Hera, Deméter e Héstia. e três rapazes: Hades, Poseidon e Zeus. Esses filhos (Hades, Poseidon e Zeus) mataram-lo e jogaram seus restos mortais no Tártaro.


Jápeto


Jápeto é um dos 12 Titãs clássicos, filhos de Gaia e Urano.
Jápeto casou-se com Clímene e teve três filhos: Prometeu, Epitemeu e Atlas.  
                           Jápeto e os três irmãos (Coio, Crios e Hipérion) representam os quatro pilares cósmicos que nas cosmogonias do                                   Oriente Médio separam o céu e a terra. Jápeto era o pilar do oeste, posição depois ocupada por seu filho Atlas.


Oceano

Oceano, é o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano e Gaia que tem um corpo formado por um torao de um homen, com garras de caranguejo tal qual chifres na cabeça e grande barb, terminando com a cauda de uma serpente.
Da união com sua irmã Tétis, foram originadas as ninfas dos mares ou Oceânides, dentre as quais Anfitrite, mãe de Tritão, as Nereidas, os rios, além de todos os seres marinhos, que tomavam parte ativa nas aventuras dos deuses, como os golfinhos.


Céos (ou Coio) na mitologia, é um dos titãs classicos que nasceram de Gaia e Urano. Foi o titã da inteligência, sendo casado com a titanide Febe e com ela teve Astéria, a deusa estelar, e Leto, a Deusa do anoitecer.


Crio
Crio é um dos doze titãs classicos. Ele se casou com Euríba e gerou: Palas, Astreu e Perses. 
Filho de Urano e Gaia, Criio representava o inverno,o frio, os seres marítimos, os rebanhos e seu poder destrutivo envolve as criaturas até hoje desconhecidas do mar abissal. Ninguém conhece a real forma desse titã.
Crio, assim como os demais titãs que ficaram ao lado de Cronos foi aprisionado no Tártaro.
 


Hiperião
Hiperião, na mitologia grega, é um dos 12 Titãs Classicos, os filhos de Urano e de Gaia. De sua união com sua irmã Teia,
 nasceram Eos, Hélio e Seleme. Hiperião foi o primeiro a estudar o movimento do Sol, da Lua e das estrelas.
 


As Titânides



Reia
Filha de Urano e Gaia, esposa e irmã de Cronos e mãe dos Crónidas
(Zeus, Hades, Poseidon, Hera, Héstia e Deméter)


Tétis
Tétis, na mitologia grega, é uma titã filha de Urano e de Gaia. Da sua união com seu irmão Oceano, nasceram os oceânides.
São três mil oceânides, e eles também tiveram três mil rios como filho. Personifica a fecundidade da água, que alimenta os corpos e forma a seiva da vegetação. Tétis cuidou de Hera entregue a ela por Reia, durante a luta entre titãs e os deuses olimpicos. Em reconhecimento, a rainha do Olimpo reconciliou-a com Oceano, quando o casal se desentendeu. Tétis é representada como uma mulher jovem, de aspecto sábio. Passeia pelo mundo numa concha de marfim, puxada por cavalos brancos.

Teia

 

Teia filha de Urano e Gaia, é uma Titânide (o feminino de  Titã). Desposou Hiperião, seu irmão, e deu à luz as divindades siderais Hélio, o Deus Sol, Selene, a Deusa Lua, e Eos a Deusa Aurora.

Febe

Titânide filha de Urano e Gaia


Mnemosine
Mnemosine era uma das Titânides, filha de Urano e Gaia e a deusa que personificava a Memória.
 As Nove Musas são filhas de Mnemósine com Zeus.


Témis
Témis era a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Dice cuja equivalente romana é a Deusa Justitia.